09 março 2011

Beady Eye: Different Gear, Still Speeding [2011]


Se você se interessou por este artigo, você dever ser, assim como eu, uma viúva do Oasis! Ou pelo menos curisoso em saber o que Liam Gallagher [voz], Gem Archer [guitarra] e Andy Bell [baixo] todos integrantes do Oasis do período 2000-2009 conseguiriam com seu primeiro trabalho pós dissolução da banda.  Na bateria, Chris Sharrock, também ex-Oasis completa a cozinha! Afinal, conseguiu o Beady Eye entregar um produto de qualidade?

E, novamente, se você é uma viúva do Oasis, a audição de Different Gear, Still Speeding será uma boa recompensa em saber que todo o talento do ausente Noel Gallagher pode passar despercebido se você não for tão chato! A sonoridade é totalmente Oasis, as melodias, timbres de guitarra e teclados, levadas de bateria... afinal, é o Oasis tocando, não é?

O disco começa pela animada Four Letter Word [ouça abaixo], com o vocal rouco/rasgado que você esperaria de Liam, passando pelos violões e slide guitars de Millionaire, com toda aquela harmonia vocal que lembra Oas... quer dizer, The Beatles! Alguns momentos menos inspirados como a apenas simpática The Roller ou as desprentesiosas Beatles and Stones e Bring the Light não chegam a comprometer. A bluesy Wind Up Dream [ouça abaixo] retoma o caminho com mais lembranças de Beatles e até mesmo Creedence... For Anyone é a típica canção bonitinha estilo Oasis, com muitos violões e até palminhas, mas muito agradável dada sua simplicidade e melodia. Kill For a Dream [ouça abaixo] é uma balada no sentido mais tradicional da banda com teclado retrô, violões, riffs de baixo característicos, letra intimista e aquele climão que faz parecer ser a melhor música do mundo. Essa é talvez a melhor e mais Oasis-like música do disco. Wigman não dá vontade de ouvir todos os seis minutos, sem melodia interessante ou o que quer que seja. The Beat Goes On lembra tantas músicas dos Beatles que nem dá para começar a citar, sendo apenas competente. A faixa de encerramento, The Morning Son, apesar dos seus seis minutos e ser bem repetitiva, tem um clima de fechamento próprio e induz à momentos passados do Oasis o que causa uma sensação, real, de que a experiência dos 50 minutos de audição valeram a pena.

Em síntese, o que Different Gear, Still Speeding trouxe de novo? Quase nada! Mas se você, assim como eu, queria mais Oasis o álbum valerá a audição! 


NOTA DO LUKITA:

Ouça a faixa Four Letter Word:



Ouça a faixa Wind Up Dream:


Ouça a faixa Kill For a Dream:


Esse review pode ser lido também no Vitrola Velha! Clique no banner abaixo para conhecer:

Nenhum comentário: