25 março 2011

Dropkick Murphys: Going Out In Style [2011]


A banda americana de punk "irlandês" ou punk celta (!), como alguns preferem, Dropkick Murphys acaba de lançar seu sétimo álbum de estúdio após um silêncio de quatro anos. Seria Going Out In Style um dardo sonoro na mosca ou teria gosto de um grande gole de cerveja quente?

O disco conta a história de um personagem fictício, Cornelius Larkin, um imigrante irlandês em suas aventuras e desventuras nos Estados Unidos, especialmente em Boston, área de grande colonização irlandesa, onde a banda tem sua grande base de fãs. Cornelius canaliza as histórias dos integrantes do grupo e de seus familiares e a trilha sonora de sua vida, proposta pelo septeto, é repleta de gaitas de fole, harmônica, flautas, acordeão, banjo e tudo que uma boa festa irlandesa precisa, aliada à sonoridade punk da banda que remete a The Clash, Stiff Little Fingers e outras.

Going Out In Style conta ainda com participações de Bruce Springsteen, tentando transformar seu sotaque de New Jersey em qualquer coisa irlandesa, Fat Mike, vocalista do NOFX e até mesmo o ator e comediante Lenny Clarke. A banda soa muito empolgada, tocando com a energia típica de seus trabalhos, com muitas odes à bebida, pancadaria e diversão numa explosão de testosterona!

A sonoridade extremamente típica irlandesa soa cansativa às vezes, pois algumas das treze faixas são muito similares, seja no arranjo, ritmo ou tonalidade, sem falar que é um nicho bem específico e culturalmente distante de nossa realidade musical. O que não impede bons momentos como a faixa título Going Out In Style, a quarta faixa Cruel que dá a primeira e bem-vinda mudança de clima no álbum, a paulada punk Deeds Not Words que faz papel de juiz e executor, a divertida Take'Em Down que diz "we gotta take the bastards down, let them know, we gotta smash them to the ground, let em know..." com muito banjo e palmas numa verdadeira roda simpática de baderneiros!

Apesar de algumas ressalvas, Going Out In Style é um disco bem divertido, daquele que precisa ser ouvido bem alto, acompanhando as palmas, os gritos de "hey!", embarcar na viagem conceitual da pseudo biografia de Cornelius Larkin e, quem sabe, chamar os amigos para uma audição em conjunto com muita cerveja! No meu caso, gelada, por favor!

NOTA DO LUKITA:

Ouça a faixa Going Out In Style :


Ouça a faixa Take'Em Down:


Ouça a faixa Deeds Not Words:


Esse review pode ser lido também no Vitrola Velha! Clique no banner abaixo para conhecer:

Nenhum comentário: