Disco de estréia do quarteto londrino Yuck, formado por dois membros da precocemente extinta Cajun Dance Party, o vocalista Daniel Blumberg e o guitarrista Max Bloom, o grupo é extremamente jovem com seus integrantes na casa dos vinte anos.
A banda não inventa, não revoluciona e simplesmente não quer e não precisa fazer nada disso! Os vocais lo-fi grudados no microfone de Daniel aliados às guitarras cheias de fuzz de Max e as linhas de baixo remetem à Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Pixies, The Flaming Lips, Pavement, Dinosaur Jr... Essas sonoridades tão anos noventa que amávamos!
O álbum começa bem, um cartão de visita barulhento com Get Away e The Wall mostrando as influências desse som rasgado e que parece arder o ouvido! Como é bom relembrar esse tipo de sonoridade! Yuck não faz questão em esconder seus homenageados, o que faz muito bem!
Shook Down suaviza um pouco, limpando os timbres e o clima. Holing Out, um dos destaques do álbum, traz de volta o barulho, numa pegada meio punk, meio pop, levando o disco para esta dicotomia fuzzy versus clean! E a banda sabe lidar muito bem com estes dois universos. Nas baladas, sentimos um ar quase pop, novamente sem medo das referências. Ouça, por exemplo a faixa Georgia que grita "Friday, I'm In Love" do The Cure". No time das baladas temos ainda as ótimas Stutter, Suck, Suicide Policeman e Sunday mostrando a habilidade melódica do grupo! No meio dessa temporária tranquilidade, Operation pega uma coisa ou outra de Teen Age Riot do Sonic Youth.
O álbum se encerra com a instrumental Rose Gives a Lilly que abra caminho para a grande, lenta e com clima pesado e cheia de distorção na ótima Rubber, a mais diferente de todas, mostrando que a banda também pode se aventurar por terrenos não desbravados!
Yuck soube soar agradável, jovem e vigoroso. Soube mesclar todas as suas influências e entregar uma obra dentro da proposta pretendida pelo grupo, foi saudosista e moderno ao mesmo tempo em um dos melhores discos do gênero ultimamente.
NOTA DO LUKITA:
Ouça a faixa The Wall:
Ouça a faixa Holing Out:
Ouça a faixa Stutter:
Esse review pode ser lido também no Vitrola Velha! Clique no banner abaixo para conhecer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário