23 março 2011

Adele: 21 [2011]


Segundo álbum da britânica Adele após sua estréia com o disco 19. Ambos os nomes retratando sua idade à época dos lançamentos. 21 foi para o topo dos mais vendidos na iTunes Store dias depois de disponível. Não é única cantora do gênero garota-branca-com-vozeirão-e-feeling-black, mas a moça merece destaque.

Neste segundo disco, Adele esbanja talento, principalmente, emoção, flertando com soul, jazz, blues, country, gospel... O que mais me impressiona é a potência vocal, dona de uma emissão respeitável, sabe usar isso muito bem a seu favor, sem soar exagerado ou exibicionista em momento algum. Ouça a primeira faixa, a excelente Rolling In the Deep para ser fisgado de pronto!

Em seguida, Rumor Has It tem uma levada mais sexy, num soul bem percussivo. Turning Tables é a primeira das baladas, onde a voz de Adele fica totalmente exposta ao escrutínio, dando para perceber em calculadas modulações toda a emoção que coloca nas interpretações. Don’t You Remember e a fantástica Set Fire To the Rain são baladas com b maiúsculo com ares levemente mais pop que poderiam ganhar as rádios. He Won’t Go exibe umas “imperfeições” na voz da cantora que a tornam ainda mais humana... A garota realmente sabe usar toda sua técnica e extensão vocal.

Take It All é o ponto mais emocional do disco com quase todas as características já citadas. Essa é pra fechar o olho e prestar atenção a todos os matizes de sua bela voz e sensibilidade. Após essa viagem, somos levados para a animada I’ll Be Waiting, soul de primeira no maior estilo Aretha Franklin, com guitarra, metais, backings, tudo para agradar a rainha! One and Lonely mantém a tradição em outra grande balada com grande arranjo vocal e instrumental. Daí pra frente o disco perde um pouco da força. A introspectiva Lovesong é cover do The Cure, do disco Disintegration que não é fenomenal, mas é competente em sua proposta. Someone Like You é uma dor de cotovelo que força demais o limite dos agudos de Adele em alguns trechos em uma boa performance, mas com esta pequena ressalva acaba sendo a mais fraca do disco.

Um par de acústicas If It Hadn’t Been For Love e a bela Hiding My Heart levam à conclusão com I Found A Boy que é boa, mas eu escolheria outra faixa para concluir o álbum.

21 é em sua maioria um disco lento que demonstra bem o lado apaixonado, romântico, triste de Adele e nos momentos mais animados, usa sua biblioteca soul com grande competência e sensualidade provando ser uma cantora de muito bom gosto e talento que escreve seu nome na lista das grandes da atualidade.

NOTA DO LUKITA:

Ouça a faixa Rolling In the Deep :


Ouça a faixa Rumor Has It:


Ouça a faixa I'll Be Waiting:


Esse review pode ser lido também no Vitrola Velha! Clique no banner abaixo para conhecer:

5 comentários:

Anônimo disse...

Adele é mesmo maravilhosa e suas canções cheias de emoção, uma das melhores cantoras da nova geração, mas não acho que ela force agudos em Someone like you, esse tipo de falsete é clássico em cantoras desse estilo...mas adorei seu blog Lucas parabéns!!

Lucas Andrade disse...

Sim, sim! Só achei que ela chegou no limite da extensão, parecendo um pouco desconfortável!

Que bom que gostou do blog, fique à vontade para elogiar ou criticar!

Anônimo disse...

Bom, se ela parasse de fumar ajudaria bastante!!! rsrs
Com certeza, gostei muito da forma como vc descreveu seu envolvimento com a música, e é o que ela faz com agente mesmo, nos envolve de corpo e alma, parabéns pela sensibilidade e atenção aos detalhes,
Abraço.

Anônimo disse...

De facto Adele é extraordinária!
Precisa apenas de treinar os falsetes uma vez que, esforça demasiado, e quase desafina em alguns deles! O objectivo do falsete é precisamente não esforçar...
Espero que o susto que ela está a passar agora da hemorragia nas cordas vocais, a ajude a controlar melhor a sua voz, para que não venha a perdê-la!

Anônimo disse...

Adele é maravilhosa, sem sombra de duvidas ela é a cantora que pode manter acesa a chama do soul e do blues. Sobre Someone Like you, Adele admitiu que a musica ficou estranha, pois segundo ela disse estava a chorar no momento de gravação da musica.