Neste dia 7 de abril começam os campeonatos da Minor League Baseball, a MiLB. Apesar do interesse pelo baseball profissional americano ter crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos, poucos entendem ou conhecem a estrutura e o funcionamento das divisões de base, como são comumente chamadas estas ligas.
Estas ligas? Sim, pois a Minor League Baseball é uma associação formada por 20 ligas menores, totalizando 246 equipes, distrubuídas, em sua maioria esmagadora, nos Estados Unidos, mas também pelo Canadá, México, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana.
A MiLB é também conhecida por farm system pelo fato de "alimentar" os clubes da Major League com novos jogadores. Tal expressão surgiu na década de 30 por Branch Rickey, técnico do St. Louis Cardinals ao dizer que "crescem jogadores nos times pequenos assim como milho na fazenda"
É comum, no Brasil, chamarmos estas ligas de segunda, terceira, quarta divisão em comparação ao sistema de nosso futebol. Isto pode servir para dar uma noção do tamanho das estruturas dos clubes, mas diferentemente do Brasil, os clubes não sobem ou descem na estrutura das ligas. Eles seriam mais uma espécie de filiais menores atreladas a um grande clube da MLB.
Outra confusão comum é que os clubes principais seriam os donos das equipes menores, o que não é verdade. Existem poucos casos disto, por exemplo o Springfield Cardinals que é propriedade do St. Louis Cardinals. Na quase totalidade, os clubes menores são independentes, celebrando os chamados PDCs, Player Development Contract, Contrato de Desenvolvimento de Jogadores. Estes contratos podem ser celebrados por dois ou quatro anos e renovados conforme o interesse mútuo e não necessariamente sempre com o mesmo time. Por exemplo, o Columbus Clippers era filiado ao New York Yankees, em 2007 passou a celebrar contrato com o Washington Nationals e agora está com o Cleveland Indians.
MiLB: Minor League Baseball |
As 20 ligas menores que compõem a Minor League Baseball são a International, Pacific Coast, Mexican, Eastern, Southern, Texas, California, Carolina, Florida State, Midwest, South Atlantic, New York-Penn, Northwest, Appalachian, Pioneer, Arizona, Gulf Coast, Dominican Summer, Venezuelan Summer e Mexican Academy.
Os 246 times são divididos sob a seguinte estrutura e denominação: Triple-A (AAA), Double-A (AA), Class A (Single-A or A), Class A Short Season e Rookie. A Class A é ainda dividida em Class A Advanced (A Adv) e Class A.
Não irei esmiuçar todos os detalhes de cada uma delas, basta pensar que quanto mais As, mais perto da liga principal é a equipe, com jogadores mais habilidosos, estádios melhores etc. Os jogadores novatos, os recrutados das universidades, geralmente começam nos times AA. Nas classes A, encontramos jogadores com problemas de mecânica, seja no arremesso ou técnicas de rebatida. Os AAA são apelidados como a terceira Major League, dado o nível técnico elevado dos jogadores e a intensidade das partidas. É a mais profissional de todas tendo desde jogadores veteranos, quanto jogadores das ligas maiores que estão se recuperando de algum problema de saúde e precisam adquirir ritmo de jogo.
Sou tão fanático por baseball que acompanho religiosamente não só meu amado Toronto Blue Jays, quanto suas filiações nas ligas menores. Nestas equipes é que vive ainda o verdadeiro espírito do baseball, estádios modestos em cidades pequenas como tanto já vimos em inúmeros filmes...
Como vocês já sabem, sou um fã ardoroso dos esportes norte-americanos e ainda mais fervoroso em relação aos logotipos, por isso criei a seção Logo Legal. Só destas equipes e ligas são centenas de símbolos que você conhecerá aqui no blog. Alguns muito bonitos, outros esquisitos. Em breve também, lançarei coleções completas de logos, além de uma competição em que os leitores votarão nos mais bonitos!
Espero que tenham gostado desta mini explicação e amanhã tem Logo Legal com alguns times da Minor League Baseball comemorando a abertura dos campeonatos!
Para mais informações acesse o site oficial da MiLB:
http://web.minorleaguebaseball.com/index.jsp
Um comentário:
Adorei a ideia da coleção de logos e não sabia da não relação dos times de ligas menores com os times principais. abraços e continue com o belo trabalho, Lukita.
Postar um comentário