19 abril 2011

Game of Thrones: Estreia [2011]


Finalmente, uma das séries mais aguardadas do ano, estreou neste domingo passado na HBO americana, com estreia nacional prevista para 8 de maio.

Adaptação do livro de mesmo nome, um épico de quase 900 páginas que é apenas a primeira parte de uma saga ainda maior de sete volumes chamada Song of Fire and Ice, escrita por George R.R. Martin, apelidado de "Tolkien americano", Game of Thrones é uma série em dez capítulos que conta a saga de várias famílias que vivem na terra de Westeros e que lutaram por várias gerações até os Targaryens invadiram e uniram os Sete Reinos sob o Trono de Ferro. Anos depois ocorre uma batalha pelo trono.

O primeiro episódio nos conta quatro histórias envolvendo a Casa Stark, governada pelo Lorde Eddard Stark (Sean Bean, de Senhor dos Anéis), a Casa Baratheon, liderada pelo Rei Robert Baratheon (o ótimo Mark Addy), a Casa Lannister, da Rainha Cersei Baratheon (Lena Headey) que nasceu uma Lannister e a banida Casa Targaryen, a qual o Príncipe Viserys Targaryen III (Harry Lloyd) quer reconquistar o Trono de Ferro e todos os Sete Reinos de Westeros. Para tanto, ele necessita de um exército, motivo pelo qual quer que sua irmã, a Princesa Daenerys (Emilia Clarke), case com Khal Drogo (Jason Momoa), líder de uma tribo de guerreiros cavaleiros.

Sean Bean é o Lorde Eddard Stark

Confuso? Fique tranquilo. Apesar da série iniciar com estas narrativas todas, não se preocupe em tentar entender todas as variações políticas neste momento. Mesmo quando perdemos algum detalhe, o enredo une seus diversos elementos de forma natural, facilitando a compreensão da trama.

Apesar de ser uma série que exige atenção do público, Game of Thrones tem uma variedade de elementos para nos atrair. Sim, é uma fantasia épica, mas não, você não verá elfos e dragões em batalhas cataclísmicas. Seu clima de conflitos pessoais e violência psicológica está mais para uma tragédia de Shakespeare do que para um conto típico do gênero. Temos referências a seres misteriosos, como os Outros, grandes lobos, ovos de dragão, mas não é a temática predominante!


Visualmente a série é fantástica, não há ressalvas a serem feitas, mantendo o altíssimo padrão que as séries da HBO tem. Filmada em locações na Irlanda do Norte e Malta, a mudança de ambientação entre o branco da neve e o escuro das sombras aumenta ainda mais a sensação de tensão e conflito iminente. Destaque para a monumental Muralha que você já vê nos primeiros segundos do episódio.

Um obra épica, um enredo que tem o desafio de aliar novos adeptos e não decepcionar uma legião de fãs, bem afiado e violento, locações incríveis, um elenco impecável em uma produção que tem tudo para ser o destaque do ano!

NOTA DO LUKITA:

Um comentário:

Anônimo disse...

hum boa mesmo by victor